quarta-feira, 1 de junho de 2011

APRESENTAÇÃO



Prezados leitores,
laudetur Iesus Christus!


Inicia-se aqui o blog formado pelos fiéis católicos da Diocese de Guarapuava, Paraná, com o fim de divulgar e informar sobre a celebração da Santa Missa segundo o Rito Gregoriano, conhecida também por "Missa tridentina" ou "Missa de São Pio V". Com efeito, a partir do motu proprio "Summorum Pontificum", de Bento XVI, publicado em 7 de julho de 2007, o Rito Romano anterior à Reforma Litúrgica do Concílio Vaticano II readquiriu pleno direito de celebração, de modo que qualquer sacerdote do Rito Latino poderá fazer uso do Missal de 1962 (última edição do Rito Romano, revisado pelo Papa João XXIII) sem necessidade de prévia autorização do seu Bispo ou Superior. De igual maneira, os fiéis latinos podem ser admitidos em tais celebrações ou formar um grupo a fim de solicitar a algum sacerdote a celebração do Rito Gregoriano.

Já em 2007 alguns fiéis começaram a se mobilizar no propósito de conseguir a Santa Missa no Rito Romano tradicional, obtendo inclusive uma celebração no dia 23 de dezembro, na atual paróquia Bom Jesus. Desde então outras celebrações esporádicas se realizaram na cidade, com o aumento do número de fiéis interessados.

No momento, esperamos, com a graça de Deus, conseguir a celebração frequente da Santa Missa, com um celebrante fixo, como também procuramos divulgar o tema do Rito Gregoriano a fim de atingir um maior número de interessados, para a maior glória de Deus, exaltação da Santa Igreja e salvação das almas.

No blog serão publicados artigos sobre doutrina católica, especialmente sobre o Rito Gregoriano, notícias relevantes sobre a Liturgia pré-Conciliar no Brasil e no mundo e novidades sobre a celebração da Santa Missa no Rito tradicional.

Feita a apresentação, consagramos o nosso trabalho e apostolado a Nossa Senhora de Belém, padroeira da Diocese e da cidade de Guarapuava, para que nos mostre sempre a luz de seu divino Filho como o mostrou a Simeão no Templo, e assim possamos contemplá-Lo com ela na glória por todos os séculos dos séculos. Amém.

Sub tuum praesídium confúgimus, Sancta Dei Génetrix. Nostras deprecatiónes ne despícias in necessitátibus, sed a perículis cunctis libera nos semper, Virgo gloriósa et benedícta. Amen.
[À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário